Portal G1

29.05.2018

 Hotel em Campos do Jordão dá transporte a turistas para evitar cancelamento de reservas no feriado

Traslado é 'cortesia' a hóspedes que têm reserva para o feriado prolongado de Corpus Christi - que abre a temporada na cidade. Hotel contratou três vans para buscar turistas sem combustível em casa.
________________________________________
Por G1 Vale do Paraíba e Região 
29/05/2018 16h42 Atualizado 29/05/2018 19h49 
 
Hotel na Serra da Mantiqueira oferece transporte para turista no feriado (Foto: Divulgação/Toriba ) 
 
Para evitar cancelamento de reservas por causa da falta de combustíveis, um hotel de luxo em Campos do Jordão (SP) vai oferecer transporte para os turistas no feriado de Corpus Christi. A data abre a temporada na cidade e, nesta terça-feira (29), o índice de cancelamento de reservas chegava a 30% na rede hoteleira, de acordo com o Sindicato de Hotéis e Pousadas. 
O Hotel Toriba tem 90 quartos e as acomodações são de luxo com vista panorâmica para a serra. O local tem serviço de spa. A maior parte das reservas para o feriado era de turistas da capital São Paulo e da região Campinas (SP). 
De acordo com o dono do estabelecimento, Aref Farkouh, ele foi procurado pelos hóspedes para cancelamento por causa da greve dos caminhoneiros, mas ofereceu o traslado como 'cortesia'. O pacote no hotel para o feriado varia de R$6,8 mil o quarto para duas pessoas e R$ 24,2 mil o chalé para até seis pessoas. 
O hotel contratou três vans para fazer a viagem, que inclui buscar o hóspede na porta de casa. A ‘cortesia’ é dada a turistas com viagens com limite de no máximo de três horas de duração. Quatro famílias que tinham estadia reservada solicitaram o serviço até esta terça. 
“Nós temos clientes que sonham com a estadia aqui, que se planejaram; além dos nossos clientes fiéis que ocupam todos anos nessa época. A nossa ideia é beneficiar os dois lados, já que esse também é o melhor feriado para o turismo local”, explicou o dono do hotel, Aref Farkouh. 
Além do transporte, o turista que quiser esperar um dia a mais, até a segunda-feira (4) para deixar a cidade, por causa do movimento das estradas, vai ganhar uma estadia cortesia. 
 
Corpus Christi é data de maior movimento na cidade (Foto: Simone Gonçalves/G1) 
 
Impactos
O feriado de Corpus Christi abre a temporada em Campos do Jordão, um dos principais destinos turísticos de inverno em São Paulo. O período é responsável por 40% de todo o ganho dos empresários do ramo hoteleiro na cidade no pré-inverno e durante a estação. 
De acordo com o Sindicato de Hotéis e Pousadas (Sinhores) a taxa de desistência das de reservas com o desabastecimento na cidade é de 30%. Por causa das interdições nas rodovias, encomendas de insumos dos restaurantes não chegaram e há estabelecimentos que temem ter que fechar antes do término do feriado. 
“A cidade vive do turismo e o cenário atual nos deixa apreensivos. O que esperamos é que, dentro desse quadro, não haja uma piora. Com o abastecimento de alguns postos na capital e região esperamos que a desistência pare por ai”, explicou o presidente do Sinhores, Paulo Costa. 
Um restaurante no Capivari receberia o estoque do feriado na última semana, mas os caminhões ainda seguem parados nos bloqueios nas estradas. O gás de cozinha foi reposto nesta terça-feira (29), mas não há estoque suficiente de carnes, legumes e verduras. 
“Nós vamos atender até durar nossos estoques. Repusemos produtos com o produtor local, substituímos itens do cardápio, mas vamos manter nosso padrão de qualidade. Se não conseguirmos as encomendas que esperamos, não poderemos atender a demanda até o fim do feriado”, explica o proprietário Mário Américo da Silva. 
Em outros restaurantes, o G1 apurou que pratos a la carte foram substituídos por versões executivas para melhorar o controle da quantidade de alimentos em falta, como carnes e legumes. 
“A gente readequou o cardápio e temos esperança de movimento porque essa é a nossa melhor época do ano. Mas, acima de qualquer readequação, dependemos do movimento. A cidade ainda está vazia nesta terça, quando em outros anos já chegavam os turistas das cidades mais distantes. Vai ser um impacto grande para quem depende do comércio”, disse Maicon Macedo, dono de um restaurante. 
 
Prefeitura
A Prefeitura de Campos do Jordão informou que vem mantendo reuniões constantes com diversos setores para garantir o abastecimento de produtos essenciais para o município. Na noite desta segunda-feira (28) chegou combustível nos postos. 
Além do combustível chegaram, também, botijões de gás de cozinha que estão sendo revendidos para residências e hotéis. Há previsão de chegada de mais combustível no decorrer do dia. 
 
 
 
 
 
 
 
  • SINHORES EM PAUTA

    Para assistir aos programas exibidos pelo SINHORES EM PAUTA clique aqui
  • LINKS ÚTEIS

    Confira aqui a lista de sites que são referência para o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares.
  • NEWSLETTER

    Assine a newsletter do SINHORES receba em seu e-mail todas novidades