15 cidades incríveis (e pouco conhecidas) para abrir negócios no Brasil

Mapeamento da Associação Brasileira de Startups mostra regiões afastadas dos polos de inovação, mas com uma forte comunidade de startups

Por Mariana Fonseca 
 
São Paulo – O Brasil possui entre 10 e 15 mil startups – e muitas delas estão em lugares pouco conhecidos por sua inovação, mas muito promissores para quem procura abrir seu próprio empreendimento disruptivo em oceanos mais azuis.
 
A maioria das startups, é bem verdade, está nas metrópoles de que todos se lembram. Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro são alguns exemplos. Mas um mapeamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mostra que há comunidades de startups nascendo em áreas menos saturadas. 
 
Alguns destaques são Fortaleza (Ceará), Londrina (Paraná) e Uberaba (Minas Gerais), “ambientes vibrantes” e que se fortalecem “intensamente” como comunidade para ter cada vez mais projeção internacional. A análise é de Marcos Medeiros, gerente de comunidades da ABStartups e responsável pelo mapeamento.
 
“Toda vez que fixamos os olhares para os grandes centros econômicos do país, deixamos de ver a quantidade de talentos, histórias e grandes cases de sucesso em outras regiões com menor visibilidade. É importante dar mais conexões e janelas para elas, pois assim esses ecossistemas se tornam mais fortes, dando mais suporte aos atuais negócios e inspirando empreendedores – favorecendo o surgimento de mais e melhores startups.”
 
(...)
 
14 — São José dos Campos (São Paulo)
 
São José dos Campos é um polo de tecnologia, com 52 startups mapeadas. O principal setor de atuação é o de agronegócio (7,69%). Algumas startups presentes na região são Allgoo, Altave, Autaza, Back4app, Bene, Databot, Designa, Electric Dreams, Guichê Virtual, Justto, Kuadro, Moneto, QMágico, Quero Educação, SoluCX, TecSus e Treevia.
 
São José dos Campos recebe diversos eventos, especialmente os focados em desenvolvimento e programação, como Code in Quero, Code in The Dark, DevOps Vale, Django Girls São José dos Campos, Front in Vale, Global Azure Bootcamp São José dos Campos e Google Developers Group Vale do Paraíba. Algumas redes de investimento são Criatec2, Fip Aeroespacial, Grao.vc e SPVentures.
 
Além do Parque Tecnológico São José dos Campos, com o hub de inovação Nexus, há as incubadoras de Jacareí, a Tecnológica Univap e a Incubaero. São José dos Campos conta com instituições de ensino como a Fatec São José dos Campos, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade Estadual Paulista (UNESP Guaratinguetá) e a Universidade de São Paulo (USP Lorena). As gigantes Airbus, Boeing, Bosch, Climatempo, Embraer, Ericsson, Fibria, Gerdau, General Motors, Johnson & Johnson, Somos Educação e Suzano marcam presença na região.
 
Fonte: Exame / Foto:  (Germano Lüders/EXAME.com/)


  • SINHORES EM PAUTA

    Para assistir aos programas exibidos pelo SINHORES EM PAUTA clique aqui
  • LINKS ÚTEIS

    Confira aqui a lista de sites que são referência para o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares.
  • NEWSLETTER

    Assine a newsletter do SINHORES receba em seu e-mail todas novidades