SINHORES apoia a realização do MenuTur 2018 em São José dos Campos

SJK Convention & Visitors Bureau prepara a 2 edição do MenuTUR em comemoração ao Dia Mundial do Turismo

O Convention & Visitors Bureau de São José dos Campos comemora o mês do Turismo e o dia Mundial do Turismo (27) com a segunda edição do evento gastronômico MenuTUR.  Os pratos criados para o evento são inspirados nos pontos turísticos da cidade.

O MenuTUr será de 27 de setembro (quinta-feira) a 7 de outubro (domingo). Os restaurantes associados do Convention criaram pratos com nomes ou referências de pontos turísticos da cidade.

Durante 10 dias os restaurantes apresentarão pratos onde pelo menos, um dos seus ingredientes tem que estar relacionado com a história do local.

Esta iniciativa é para popularizar os atrativos turísticos de São José dos Campos, tão valorizados por visitantes e tão desapercebidos pelos joseenses. Os moradores desconhecem que lugares frequentados por eles, como os parques, mercado municipal, casarões com repartição pública são pontos turísticos.

Os nomes dos pontos turísticos foram escolhidos pelos donos dos restaurantes. Em seguida, eles realizaram um estudo da história do local, para reunir no prato, ingredientes relacionados com o ponto e também para desenvolver a criatividade na apresentação.

A Troina Pizza Gourmet, por exemplo, fez um polpetone, o empresário se inspirou no novo ponto turístico da cidade que é o Mirante do Alphaville.  O“ Polpetone Alphaville” é um bolo de carne moída que tem como diferencial, o acompanhamento que é um risoto.  O risoto amarelo seria o subsolo, representando o sítio arqueológico. O polpetone seria o morro do mirante, o molho de tomate simboliza a lua de sangue e o manjericão a vasta vegetação.

Já o Restaurante Amicci Aquarius irá homenagear a Praça Ulysses Guimarães, com o “Risoto Ulysses Guimarães”.  A inspiração para o prato foi pela praça ser um dos locais mais frequentados no bairro, principalmente por esportistas e adeptos da vida saudável. O diferencial é a utilização de ingredientes que tem relação com qualidade de vida.  O risoto leva queijo brie, filé de salmão grelhado com molho de maracujá silvestre. O amarelo da fruta faz uma referência as Diretas Já, movimento nacional liderado por Ulysses Guimarães.

O Bar do Sampaio fará um prato em homenagem ao Parque Ribeirão Vermelho.  O “ Dadinho de Tapioca ao Molho Ribeirão Vermelho” teve entre as inspirações, o chafariz, representado pela decoração com a pimenta biquinho. O molho vermelho é o grande diferencial e leva um segredinho do dono do bar para incrementar o sabor.

O Funil Bar fará uma homenagem a um dos restaurantes mais visitados na cidade, o  Restaurante  Vila Velha, que recentemente completou 50 anos de fundação. A porção “ Tilápia à Vila Velha” faz referência aos peixes que são muito consumidos no local, a porção de iscas vem numa crocante cestinha feita de parmesão.

O TURCO GORDO vai homenagear o Parque Vicentina Aranha com o “Bauru Vicentina”.  A referência para o lanche foi a imponência do parque com a vasta vegetação e prédios históricos projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O lanche é feito no pão francês de 30 cm, com recheio de palmito, tomate seco, azeitonas pretas, catupiry, uvas passas, parmesão, muçarela, rúcula e maionese.

O Restaurante Lamen Ya fará um prato em homenagem a Praça Riugi Kojima – TORII, com o “Torii Kimuti Lamen” com macarrão especial, broto de feijão e carnes como pernil moído e copa de lombo marinada, acelga e cebolinha. O diferencial do prato fica por conta do sabor levemente picante pela acelga apimentada e pelo caldo.

O Rustik Burguer irá homenagear o Parque Santos Dumont com o hambúrguer gourmet “14 BIS”, nome que foi dado ao primeiro avião brasileiro feito por Santos Dumont. O lanche representa toda brasilidade com queijo minas meia cura, farofa de torresmo, hambúrguer artesanal de linguiça, batatas rústicas e o diferencial que é o vinagrete de repolho.

O Restaurante Sane Sushi homenageia o Aeroporto Urbano Ernesto Stumpf que foi modernizado e que volta a operar. A inspiração do “Hangar Salmão ”veio da união de forças para o aeroporto funcionar na cidade, por isso um mesmo prato reúne tudo a base de salmão, como o sashimi, dyo, temaki e hot holl.

O Restaurante Cassiano que fica dentro do Hotel Golden Tulip homenageia a Biblioteca Cassiano Ricardo , que leva o nome do escritor joseense, com a “Moqueca Cassiano Ricardo”. O destaque do prato é o bacalhau, um ingrediente clássico português e valoriza uma das receitas mais publicadas nas diferentes regiões do Brasil. Leva posta de bacalhau, camarão médio, dendê, coentro, cebola, pimentão, pimenta biquinho, molho de tomate caseiro, leite de coco e vinho branco.

O Empório Peixes & Cia homenageia o ponto turístico Mirante do Banhado, que também é o cartão postal do centro da cidade, com o prato “Trio de Camarão “ que são camarões empanados com molho especial, com segredo da chef de cozinha. O diferencial é o sabor e a montagem no prato de fundo escuro, que lembra a profundidade do Banhado.

O Santo Agostinho homenageia o Parque da Cidade – Roberto Burle Marx, área com prédios, projetos arquitetônicos e de paisagismo históricos. Tradicionalmente, o local recebe shows, espetáculos de artes e feira de artesanato e comida. Está no bairro mais mineiro da cidade. O prato “ Arrumadinho à Parque da Cidade” leva linguiça mineira grelhada, mandioca frita, queijo coalho, farofa de carne seca, vinagrete e pimenta especial.

Serviço

2° MenuTUR

Dias: 27 de setembro a 7 de outubro

Horário: de acordo com o horário do estabelecimento participante

Preço:  R$29 a R$59

Informações: (12)3346-3720 ou (12)97401-5734.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Convention & Visitors Bureau

  • SINHORES EM PAUTA

    Para assistir aos programas exibidos pelo SINHORES EM PAUTA clique aqui
  • LINKS ÚTEIS

    Confira aqui a lista de sites que são referência para o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares.
  • NEWSLETTER

    Assine a newsletter do SINHORES receba em seu e-mail todas novidades