SJK Convention & Visitors Bureau lança o MenuTUR no Dia Mundial do Turismo

O Convention  & Visitors  Bureau de São José dos Campos comemora o mês do Turismo e o dia Mundial do Turismo (27) lançando o primeiro evento gastronômico MenuTUR, de 27 de setembro (quarta-feira) a 8 de outubro (domingo). Os restaurantes associados do Convention criaram pratos com nomes ou referências de pontos turísticos da cidade. (SJKCVB- Av. Cassiano Ricardo,319, sala 807. Jardim Aquarius).

Durante 12 dias os restaurantes apresentarão pratos onde pelo menos, um dos seus ingredientes tem que estar relacionado com a história do local.

O objetivo desta iniciativa do Convention & Visitors Bureau é divulgar os atrativos turísticos de São José dos Campos, pois muitos joseenses desconhecem que lugares frequentados por eles, como os parques, são pontos turísticos.

“ Queremos que as pessoas conheçam e valorizem os atrativos turísticos e também que sejam divulgadores da cidade tanto para familiares, amigos até mesmo para visitantes. Levar este conhecimento através de algo prazeroso como a gastronomia, despertando a criatividade na produção do prato com o ponto turístico gera muita curiosidade”, comenta o presidente da associação, Ricardo Sampaio Alcântara.

Nesta primeira edição do MenuTUR os nomes dos pontos turísticos foram escolhidos pelos donos dos restaurantes. A próxima etapa foi cada um estudar a história do local para reunir no prato ingredientes relacionados com o ponto e ainda desenvolver com criatividade a apresentação.

Troina Pizza Gourmet, por exemplo, fez uma pizza para o Parque Santos Dumont, o empresário se inspirou numa das criações de Santos Dumont que foi o ultraleve.  A “ Pizza Ultraleve” que tem como diferencial a massa, feita de crostine. Para combinar com a leveza da massa o recheio é de tomate cereja, manjericão fresco, alho, azeitonas e parmesão.

Já o Restaurante Sane Sushi irá homenagear a Praça do Torii, a inspiração para o prato foi o próprio monumento que existe na praça, que marca a comemoração do centenário da imigração japonesa e o contraste das duas culturas com relação a culinária. O diferencial do prato é a utilização de elementos brasileiros como milho, mandioca, fubá e cachaça.  O Arroz leva milho, o peixe foi temperado com cachaça e enrolado na palha do milho. O prato” Praça Torii “ conta ainda com salada, prato principal e sobremesa.

Restaurante do Hotel Ema Palace fará um prato em homenagem ao Parque Burle Marx (Parque da Cidade). A “Truta Burle Marx” teve entre as inspirações as palmeiras imperiais que vêm representadas pela pupunha grelhada e pelo purê de pupunha. Os brócolis para representar todo o verde existente no parque. Do lago, vem a utilização da truta grelhada e o toque final do prato, com flores comestíveis, inspiradas no borboletário.

Empório Peixes e Cia vai homenagear o DCTA  – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. O local recebi turistas nacionais e estrangeiros. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou parte dos prédios do local. O tenente – coronel Casimiro Montenegro Filho foi um dos responsáveis pela implantação do DCTA. E a inspiração para o prato é uma homenagem ao Montenegro,” Vieiras Gratinadas  Casemiro Montenegro  Filho”. Assim como o DCTA  foi berço do desenvolvimento aeroespacial, as vieiras são consideradas as joias do mar e nascem dentro de uma linda concha.

O Bar do Sampaio fez o prato Mirante do Banhado, que homenageia um dos pontos mais populares da cidade. Foram utilizados elementos que são criados ou cultivados no Banhado , o prato leva   bolinho de arroz com bacon, linguiça de porco, fraldinha com alho.

Novotel irá homenagear a Igreja Matriz,  inspiração veio dos tropeiros que acampavam próximo a Igreja, que foi marco zero da cidade. Durante as refeições, um dos alimentos era peixe. O Novotel escolheu a truta para representar o prato participante do Festival por se tratar de uma espécie de peixe cultivada na região da Serra da Mantiqueira, muito apreciada pelos joseenses. O filé de truta grelhado com amêndoas será servido com um delicioso arroz cremoso feito com leite de coco, tomate concasse e brócolis, numa combinação leve e saborosa que fará parte do novo cardápio do restaurante do Hotel a partir do inicio de outubro.

MenuTUR conta com outros pratos deliciosos, confira:

https://www.facebook.com/events/720552764801998/

 

www.visitesaojosedoscampos.com.br

Informações:  (12) 3346-3720

  • SINHORES EM PAUTA

    Para assistir aos programas exibidos pelo SINHORES EM PAUTA clique aqui
  • LINKS ÚTEIS

    Confira aqui a lista de sites que são referência para o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares.
  • NEWSLETTER

    Assine a newsletter do SINHORES receba em seu e-mail todas novidades