A região do Vale do Paraíba será palco do 1º Festival Cachaça Gourmet e Café.

A região do Vale do Paraíba será palco do 1º Festival Cachaça Gourmet e Café.
Notícias

Aconteceu no último dia 02 de abril o evento de Apresentação/Lançamento do projeto - Cachaça Gourmet Café, para o Estado de São Paulo. O evento foi realizado na Cervejaria Devassa para cinquenta convidados entre jornalistas, donos de Bares, restaurantes e parceiros. 

O Projeto Cachaça Gourmet atua no desenvolvimento e valorização da cachaça de alambique e de toda a sua cadeia de valor, com ênfase na utilização do produto como ingrediente na gastronomia e na coquetelaria, bem como o consumo consciente de cachaças de alta qualidade.

Neste Projeto, a cozinha brasileira e a sua cachaça de alambique, utilizadas de forma conjunta, são pontos focais onde se busca a valorização da nossa tradição culinária para apresentá-la traduzida em uma nova cozinha, ou “NOUVELLE CUISINE”, como diriam os franceses, apontando para um futuro de sabores e prazeres que reforçam ainda mais a nossa criatividade e identidade.

O projeto que iniciou em Belo Horizonte, há 6 anos, agora chega ao Estado de São Paulo. E a região do Vale do Paraíba será a primeira região a sediar o evento, numa parceria da ADHBrasil (Agência de Desenvolvimento Humano Brasil), sob coordenaçãodo economista Hamilton Neri, e da empresária e idealizadora do festival, Miriam Cerutti.

O Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café está previsto para o mês de junho de 2014 e tem parceria com o Senac SP e Sinhores ( Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) . São esperadas a participação de diversas marcas de cachaças  e  restaurantes do vale do paraíba no evento.

O Presidente da ADHBrasil, Hamilton Neri, visitou dez cidades do Vale, visando expor diretamente aos prefeitos, as vantagens do incentivo à gastronomia, ao turismo e à cultura, portanto, no desenvolvimento da economia criativa do Vale do Paraíba, de forma articulada. 

No encerramento ocorre a Grande Festa Final com vários shows.O público vai se divertir experimentando e elegendo os melhores pratos e os melhores coquetéis feitos com as melhores cachaças do Vale do Paraíba durante os 30 dias do evento.

 A votação popular vai eleger os três melhores restaurantes em três categorias: Melhor  Apresentação, Melhor Sabor e Harmonização e Maior Criatividade e Originalidade.

Quem somos

A ADHBrasil (Agência de Desenvolvimento Humano Brasil) é uma ONG, que foi criada para promover qualidade de vida de indivíduos e comunidades, por meio de projetos desenvolvidos nas áreas de turismo, cultura, educação e meio ambiente. 

Hamilton Néri

Presidente e Diretor Desenvolvimento de Turismo da Organização Não Governamental ADHBrasil –Agência de Desenvolvimento Humano Brasil, Economista, Consultor de Turismo, ex- Assessor de Indústria Comércio e Turismo do Governo Mário Covas, trabalhou como executivo de diversas empresas tais como; Avibras, Copene , Salgema , Lojas Riachuelo, Firjan , Sebrae-RJ, Guimarães Profissionais de Comunicação e Marketing - Consultoria aos clientes: PPG, Fiesp, ONU , Latasa, Fundemap, Hotéis Bauem, Price Walterhouse, Prefeituras de Piracicaba, Taquaritinga, Cachoeiras de Macacu e o Ministério do Turismo.

Projeto Cachaça Gourmet

Belo Horizonte é a sede, a base experimental do Projeto Cachaça Gourmet. Há 6 anos sempre reúne negócio, gastronomia, turismo, música e cachaça. No decorrer destes anos, o evento cresceu em proporção e expandiu para outras vertentes e estados brasileiros. O número de restaurantes e produtores de cachaça participantes é um exemplo desse crescimento: em 2009 o projeto iniciou-se com 12 restaurantes e 12 marcas de cachaça apenas de Minas. Em 2013 chegou a 40 restaurantes e 40 cachaças de todo o país e realizou sua primeira edição em Natal-RN. Em 2014, o Projeto passará a ter 3 edições por ano, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e São Paulo (Vale do Paraíba), envolvendo mais de 70 estabelecimentos distintos e pelo menos 50 marcas de cachaças, com expectativa de público total de 200 mil pessoas frequentando os estabelecimentos (bares e restaurantes), alambiques e festas, exclusivamente motivadas pelo Projeto. Até 2015 pretende atuar em 6 estados, acrescentando Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo aos já existentes.