Atualmente, há grande preocupação do consumidor com a qualidade dos alimentos e com os riscos que eles podem acarretar à saúde.
Não basta que uma refeição seja gostosa, é necessário também que ela seja segura do ponto de vista microbiológico, ou seja, sem riscos de contaminação.
Você garante o alimento que produz em seu Estabelecimento?
Uma alimentação saudável não deve provocar nenhum mal estar, intoxicação ou toxinfeccão alimentar no consumidor.
Oferecer essa segurança ao consumidor só é possível com a implantação das Boas Práticas nos chamados Serviços de Alimentação, que são estabelecimentos onde o alimento é manipulado, preparado, armazenado e ou exposto à venda, como: cantinas, bufês, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias etc.
Boas Práticas são procedimentos que devem ser adotados pelos serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária e envolvem todas as etapas de trabalho, desde o recebimento até a distribuição ou venda .
As Boas Práticas são obrigatórias pela legislação brasileira, para todas as indústrias e estabelecimentos de alimentos e estão pautados nas Portarias nº. 1428/93, nº. 326/97, nº. 368/97, Portaria CVS nº. 5/2013 e nas Resoluções da Direção Colegiada RDC nº. 275/2002 e nº. 216/2004.
As boas práticas em serviços de alimentação devem abranger questões como a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; o controle da água de abastecimento e da presença de vetores transmissores de doenças e de pragas urbanas; a capacitação dos profissionais; a supervisão da higiene dos manipuladores; o manejo correto do lixo e a garantia sobre a qualidade do alimento preparado.
Quem se propõe a trabalhar no ramo de alimentação deve ter consciência da sua responsabilidade sobre a saúde das pessoas.
Para implantação das Boas Práticas é importante que o proprietário procure um profissional especializado como o nutricionista que pode ser através de uma empresa de consultoria/assessoria que tem profissionais especializados nesta área.
Com uma equipe treinada, motivada e unida, a busca da Segurança Alimentar torna-se um caminho mais fácil de percorrer. Não deixe de consultar empresas especializadas e com profissionais capacitados!
Elaborado por: Dra. Viviane Matos (CRN 34164 - Nutricionista da Nutrenza )