O auditório do Parque Tecnológico em São José dos Campos recebeu mais de 300 pessoas para a Câmara Temática da Copa do Mundo de 2014, realizada nessa quinta-feira (12) pelo Conselho de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura.
O objetivo do evento foi conscientizar autoridades e setores ligados ao turismo sobre as ações e a movimentação de turistas que podem ocorrer em São José dos Campos e em todo Vale do Paraíba com a realização do Mundial de futebol. Segundo pesquisa da Embratur, devem circular pela região 300 mil turistas, independentemente da cidade ser subsede de alguma delegação.
Durante o evento, o ponto comum citado pelos palestrantes foi o legado que a Copa pode trazer para São José dos Campos, para a região e para o Brasil. O representante da Match Fifa, Ray Whela, disse que ficou surpreso com a quantidade de pessoas no encontro, mostrando que a cidade está animada para a competição do ano que vem.
Ray ressaltou que a região é propícia para a logística da Copa por estar entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Ele disse ainda que, até o momento, 18 delegações visitaram o Brasil e 17 delas estiveram no Estado de São Paulo. Segundo Ray, as cidades candidatas têm que ser proativas e mostrar às delegações os destinos turísticos das localidades, pois é esta iniciativa que acaba atraindo turistas até cinco anos após a Copa do Mundo.
Ele lembrou que a Copa das Confederações foi um sucesso e que movimentou a economia das capitais, onde os jogos foram realizados. O representante da Match Fifa citou ainda que 78 mil pessoas trabalharam para que os jogos ocorressem e exemplificou que no setor de serviços, o de alimentação vendeu 46 mil refeições.
A representante do Comitê Paulista, Raquel Verdenacci, enfatizou que a entidade trabalha em duas frentes: a primeira, é o plano de promoção do Estado, com o objetivo de apresentar os atrativos turísticos, montando um calendário especial de eventos. A segunda, que diz respeito aos centros de treinamento de seleções, é voltada para a infraestrutura e ação promocional das cidades candidatas. O Comitê está numa força tarefa para que o Estado de São Paulo receba entre 10 e 12 delegações.
O Presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Bruno Omori, comentou que a Copa do Mundo é uma grande oportunidade de negócios e um grande momento midiático para mostrar um serviço de excelência, promovendo o Brasil em vários aspectos.
O representante do Ministério do Turismo, Jair Galvão, falou da importância dos megaeventos . Segundo ele, a expectativa é que com a Copa, o Brasil receba 6 milhões de estrangeiros, além das pessoas que vivem no país e que estarão em processo migratório, gerando gastos internos e conhecendo novos lugares.
Os palestrantes da Copa Temática, jornalistas de São Paulo e os cônsules da Grécia e Costa Rica, antes do encontro no Parque Tecnológico, tiveram a oportunidade de visitar pontos turísticos de São José dos Campos como parque, igrejas do centro e o Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB). Todos gostaram da infraestrutura que a cidade oferece em termos de mobilidade e sustentabilidade.
Acordos
Antes de começar a Câmara Temática, o prefeito assinou dois acordos. O primeiro foi uma carta de intenções de relações multilaterais em turismo e tecnologia, firmada com o Cônsul da Costa do Marfim, Tibe Bi Gole Blaise. Com o documento, São José dos Campos passou a ser co-irmã da cidade Yamoussoukro.
Também foi assinado o termo de intenção entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Relações de Trabalho, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem), para o treinamento e capacitação de mão de obra. O objetivo é qualificar profissionais para o atendimento aos clientes, nos diversos setores de comércio e serviço, por meio do Programa Qualifica São José.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos (http://www.sjc.sp.gov.br)