Portal Meon

21.11.2017

Serviços é responsável por 66% do saldo positivo de empregos na RMVale

Principal cidade que gerou postos de trabalho no setor foi São José, com 736

 

Felipe Kyoshy

 

O setor de serviços alavancou o saldo positivo de empregos da RMVale no mês de outubro. O segmento teve uma diferença positiva de 1.236 vagas no mês, sendo responsável por 66% das 1.8240 vagas criadas na região no período, de acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nesta segunda-feira (20).

Serviços fica à frente do Comércio, que teve saldo positivo de 466 vagas, e Indústria de transformação (288 vagas). São José dos Campos, que foi a cidade que mais gerou empregos no Interior em outubro, também foi a que mais abriu vagas em serviços, com 736.

De acordo com o Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) de São José e região, os números podem indicar uma retomada da economia.

“São duas coisas que podemos avaliar. As contratações para o final de ano e um indício da recuperação da economia. Nosso setor está sufocado e as empresas sofrendo com a crise. Mas ainda temos que ser realistas, pois estamos com um saldo negativo de duas mil vagas. Ainda tem muita coisa para melhorar”, disse o presidente do sindicato, Antônio Ferreira Jr.

Outras cidades que se destacaram na geração de empregos em serviços foram Taubaté (158 empregos gerados), Ubatuba (122), Jacareí (75) e Caraguatatuba (68).

De 33 cidades analisadas pelo Caged, nove tiveram desempenho negativo. Campos do Jordão foi a que mais perdeu: 46 postos. Em seguida aparece Pindamonhangaba e Santa Branca, ambas com saldo negativo de 34 vagas.

“Ainda temos que ser realistas, pois estamos com um saldo negativo de duas mil vagas. Ainda tem muita coisa para melhorar"

 

Otimismo

Ainda segundo o sindicato, com a aproximação das festas de fim de ano, a projeção é de aumento no faturamento e, consequentemente, da geração de empregos.

“O nosso setor é sempre otimista, mas acho que devemos crescer entre 5% e 10% em relação ao que vimos nos três últimos anos”, complementou Ferreira Jr.

  • SINHORES EM PAUTA

    Para assistir aos programas exibidos pelo SINHORES EM PAUTA clique aqui
  • LINKS ÚTEIS

    Confira aqui a lista de sites que são referência para o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares.
  • NEWSLETTER

    Assine a newsletter do SINHORES receba em seu e-mail todas novidades