Programa ALI é oportunidade para pequenos negócios investirem em inovação

Empresas receberão acompanhamento gratuito dos agentes locais de inovação; interessados podem procurar Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos

 

O novo ciclo do programa ALI (Agentes Locais de Inovação) começa neste mês em todo o estado. No Vale do Paraíba, são 10 agentes, que atenderão cerca de 400 empresas de pequeno porte a partir deste mês, com acompanhamento até 2017. Os empresários interessados podem aderir ao programa até novembro no Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos. Neste primeiro momento, serão atendidas empresas de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava.

O projeto é uma iniciativa do Sebrae e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para promover a inovação nas pequenas empresas. A novidade é que a partir de agora o programa também vai beneficiar empresas do setor de comércio, além da indústria e serviço.

Mais de 400 agentes atuarão em 26 regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital, cobrindo 80% do território de atendimento do Sebrae-SP. Os agentes passaram por capacitação durante um mês. A expectativa é que 16 mil empresas sejam acompanhadas pelo programa ALI nos próximos dois anos.

As empresas que se candidatarem para receber a visita do ALI serão acompanhadas gratuitamente. O agente vai até a empresa e, junto ao empresário, afere o estágio de gestão e do grau de inovação do negócio.

As informações coletadas pelo agente são encaminhadas aos técnicos do Sebrae-SP e, juntos, eles definem um plano de ação para traçar as possíveis melhorias que podem ser implementadas na empresa, além de identificar no mercado instituições que detenham as soluções que a empresa tenha capacidade de implantá-las. O programa contempla a construção de até quatro planos de ação por empresa.

O ALI, que completou cinco anos em abril, já atendeu mais de 12 mil pequenas empresas paulistas até o ano passado.  No primeiro ciclo do ALI, de outubro de 2012 a outubro de 2014, cerca de 800 empresas de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava, Ubatuba, Tremembé e Santa Branca foram acompanhadas por 20 agentes.

 

Inscrições

Podem se inscrever no ALI as EPPs (empresas de pequeno porte) – com faturamento bruto de até 3,6 milhões por ano - dos setores de indústria, serviços e comércio. As empresas interessadas em receber a visita do ALI podem obter informações nos seguintes endereços:

Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos (Rua Humaitá, 227, Centro) – Tel.(12) 3922-2977

Posto de Atendimento ao Empreendedor de Taubaté (Rua Armando Salles de Oliveira, 457, Centro) – Tel.(12) 3621-5223

Posto de Atendimento ao Empreendedor de Jacareí (Rua Lamartine Delamare, 153, Centro) - Tel.(12) 3952-7362

  • SINHORES EM PAUTA

    Para assistir aos programas exibidos pelo SINHORES EM PAUTA clique aqui
  • LINKS ÚTEIS

    Confira aqui a lista de sites que são referência para o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares.
  • NEWSLETTER

    Assine a newsletter do SINHORES receba em seu e-mail todas novidades