RECEPTIVIDADE E TRABALHO MARCAM O GABINETE ITINERANTE DO TURISMO
“São três milhões de famílias que vivem do turismo em nosso Estado” observou o secretário Lucena durante o Gabinete Itinerante / Foto: Leonardo Costa
Mais de 40 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista realizaram um proveitoso dia de ação em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Este foi o resultado do trabalho do Gabinete Itinerante do Turismo que transferiu-se na manhã desta quarta-feira (13) para Taubaté, no Teatro Casarão do Parque do Itaim local. “Duas vezes por mês vamos ao encontro das lideranças do setor por todo solo paulista para juntos idealizarmos, a partir das demandas, ideias e projetos, uma agenda de trabalho que se expanda pelos próximos anos e alavanque a atividade turística regional”, explicou o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.
Diante de um auditório interessado e lotado de prefeitos, secretários de turismo, conselheiros municipais e de integrantes dos Convention & Visitors Bureaux, Lucena destacou o significativo setor de serviços como a grande ferramenta para o fomento do Turismo.
Mostrou a importância da atividade no mundo, no Brasil e, consequentemente, em São Paulo. “São três milhões de famílias que vivem do turismo em nosso Estado”, observou o secretário. Disse que São Paulo está na vanguarda, na medida em que nas 34 regiões turísticas dispõe de 31 circuitos, três de segmentos e três interestaduais. ]
“Temos uma política bastante definida em relação ao Turismo com 70 estâncias e agora, com a possibilidade de contarmos com 140 municípios de interesse turístico. Trata-se de um ambiente de competição positiva e quem ganha é o Turismo do Estado e a nossa população com a promoção de justiça social e geração de emprego e renda”, falou Lucena.
Técnicos da Pasta também discorreram sobre os programas implantados que envolvem inúmeros municípios paulistas. Na oportunidade ressaltaram o trabalho desta região que conta com o Circuito Caipira, da Mantiqueira, Litoral Norte, Vale Histórico e Rota da Liberdade.
Como destaque os técnicos apontaram para a forte manifestação cultural que caracteriza a região com os personagens do escritor Monteiro Lobato que criou o Sítio do Pica-Pau Amarelo para muitas gerações. Após as explanações, o secretário Lucena atendeu as demandas regionais, pré-agendadas para, em conjunto, impulsionar todo cenário da atividade turística paulista.