Elaborado em associação com a Euromonitor International, o novíssimo Relatório de Tendências 2015 da WTM Latin America aponta que 7,7 milhões de viagens domésticas feitas no Brasil em 2014 foram relacionadas à fé. Para efeito de comparação, essa cifra é equivalente ao número total de viagens domésticas realizadas no Uruguai em 2012.
Além disso, os lugares mais sagrados do Brasil atraem anualmente visitantes em número maior do que alguns dos monumentos mundiais mais famosos.
A título de exemplo, em 2015, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida recebeu mais de 12 milhões de turistas – quase o dobro do número de visitantes à Torre Eiffel em 2013 –, ao passo que, em 2011, mais de 2,5 milhões de peregrinos visitaram a cidade de Juazeiro do Norte – cifra superior ao número total de viagens domésticas registradas pelo Paraguai.
O salto do turismo religioso no Brasil em anos recentes está associado, em parte, à eleição do pontífice latino-americano, o Papa Francisco, em 2013, a qual renovou o interesse nas ruínas das missões jesuíticas do estado do Rio Grande do Sul, como São Miguel das Missões, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
O turismo religioso receptivo e emissivo também vem crescendo. Por exemplo, em 2013, o Brasil sediou o Dia Internacional da Juventude. O megaevento católico reuniu 671.000 turistas, 212.000 dos quais eram internacionais.
De acordo com cifras do Vaticano, o Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo – mais de 12% da população católica mundial. Isso corresponde a 137 milhões de pessoas, quase a população da Rússia.
Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, comentou: “O turismo religioso desempenha um papel vital no setor de viagens e turismo do Brasil e na economia como um todo. Ele deslanchou especialmente depois da eleição do pontífice latino-americano, o Papa Francisco, em 2013”.
“Os patrimônios religiosos do mundo todo atraem entre 300 e 330 milhões de turistas por ano. O Brasil tem uma variedade ampla e talvez inigualável de atrações religiosas para os turistas domésticos, inter-regionais e internacionais visitarem.”
Alexis Frick, Analista de Pesquisa da Euromonitor International, disse: “Quase oito milhões de viagens domésticas de turismo religioso foram feitas no Brasil no ano passado, o que mostra o tamanho do mercado e o impacto que ele tem na economia, considerando que os turistas religiosos também gastam dinheiro com compras e parques de diversão. Esse segmento deve crescer ainda mais em anos futuros”.
O Turismo Religioso é um dos segmentos que mais mobiliza pessoas no Brasil. E não existe crise para os peregrinos movidos pela fé. Em todo país, os roteiros definidos pela importância religiosa ou períodos estabelecidos para homenagear uma figura sacra. Por todo o mundo, cidades com características religiosas são muito movimentadas. No post de hoje, vamos apresentar os principais destinos brasileiros ligados ao turismo religioso. Confira alguns dos destinos mais procurados:
Aparecida – SP
Localizada no interior de São Paulo, é onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e um dos maiores templos católicos do mundo. Sendo um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil, recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. A data comemorativa ao dia de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, é a época que milhares de pessoas acompanham festejos, missas e manifestações em respeito à Santa.
Bragança – PA
Na cidade de Bragança, a 210 km de Belém, a festa é para São Benedito. A tradição começou em 1798 e reúne cerca de 80 mil pessoas por ano. Acontece entre 18 e 26 de dezembro e é uma das festas religiosas mais populares do Pará. Caracteriza-se pelas danças regionais.
Belém – PA
Em Belém, no Pará, a festa é por conta do Círio de Nazaré. Uma das maiores festas religiosas do mundo, reúne cerca de 1,5 milhão de pessoas no mês de outubro. Pessoas de toda a parte do Brasil e do mundo participam de procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Em de 2013, o Círio de Nazaré foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Nova Trento – SC
A cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, recebe cerca de 840 mil turistas por ano. É um dos roteiros do turismo religioso no Sul do País. Lá se encontra lugares de paz, onde os fiéis entram em contato com a espiritualidade, tais como os santuários de Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, e o Santuário da Madre Paulina.
Santa Cruz – RN
O principal destino religioso da região Nordeste, Santa Cruz, atrai caravanas no mês de maio, durante a Festa da Padroeira de Santa Rita de Cássia. O município do sertão de Rio Grande do Norte possui a maior estátua de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura, no topo do Monte Carmelo e já recebeu mais de 1 milhão de visitantes.
Trindade – GO
Na cidade Trindade é conhecida pela majestade da Festa do Divino Pai Eterno, que acontece entre 26 de junho a 5 de julho e atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. O evento religioso é repleto de missas, novenas, encontros de jovens, acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros e outros devotos de toda a parte.
Ouro Preto – MG
Os rituais religiosos em Ouro Preto são do século XVIII. A cidade comemora cerimônias coordenadas pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar. No largo da igreja do Rosário, acontece a cerimônia do lava-pés. Procissões, ofícios e celebrações incidem diversos templos da cidade durante a semana santa.
Bom Jesus da Lapa – BA
No sudoeste da Bahia, o município de Bom Jesus da Lapa, é denominado como “a capital baiana da fé”. Mais de 400 mil romeiros visitam a cidade no mês de agosto. O Santuário do Bom Jesus da Lapa fica dentro do Morro do Bom Jesus, com 90 metros de altura e com todas as suas grutas.
Juazeiro do Norte – CE
Recebe cerca de 2,5 milhões de devotos de Padre Cícero por ano. O evento acontece há cerca de 120 anos. Umas das maiores romarias do nordeste, movimenta toda a cidade e seus arredores. Inicia-se pela Romaria de Finados, em devoção ao Padre Cícero, no dia 29 de outubro e vai até dia 2 de novembro. Em 2 de fevereiro festividade religiosa fica por conta das celebrações de Nossa Senhora das Candeias;
OUTROS DESTINOS RELIGIOSOS:
– Templo de Salomão em São Paulo(SP), com capacidade para mais de dez mil pessoas.
– Os templos budistas como o Zulai, em Cotia (SP), e Odsal Ling, em Três Coroas (RS), que somados, têm quase 150 mil visitantes por ano.
– Em Foz do Iguaçu(PR), a Mesquita Al-Khatab calcula receber cerca de 60 mil turistas das mais diversas religiões por ano.
– O Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, já abriga missas para até 60 mil pessoas.
– Memorial Chico Xavier, local que promete transformar a cidade em um polo de turismo religioso em Uberaba(MG).
http://blog.encontresuaviagem.com.br/destinos/destino-turismo-religioso-brasil
http://cntur.com.br/turismo-religioso-cresce-apesar-da-crise/